CONTADOR DE VISITANTES DO BLOG

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PONTOS DE VISTA: OBRA LITERARIA VS CINEMA.

MELHORES ADAPTAÇÕES LITERARIAS PARA O CINEMA EM TODOS OS TEMPOS.

 
Os livros podem nos fazer refletir sobre como um monte de idéias escritas em um encadernado pode mudar a forma de pensar das pessoas ou ir para as telas dos cinemas com um intuito ainda maior. Por isso, relacionamos as melhores adaptações literárias que passaram para as mãos de roteiristas e diretores visionários e saltaram do papel para os rolos da sétima arte.

Em O Pianista, judeu-polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) consegue escapar da deportação da família para um campo de concentração e começa a sobreviver nas ruínas do gueto de Varsóvia. Lá, ele é humilhado e mal tratado, mas encontra em um oficial alemão a sua tábua da salvação. Baseado na autobiografia de Wladyslaw Szpilman, sobrevivente do nazismo. Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, em 2002.

    * Livro/Autor: Władysław Szpilman
Em O Leitor, Michael (David Kross na juventude e Ralph Fiennes na idade adulta) relembra aquele que, provavelmente, foi o momento definitivo de sua vida - quando seu amor juvenil, uma mulher mais velha chamada Hanna Schmitz (Kate Winslet), foi presa e julgada pelos nazistas. O que o jovem verá no tribunal é algo que vai de encontro a tudo aquilo em que ele acredita.

    * Livro/Autor: Bernhard Schlink
Olga é um filme baseado na história real de Olga Benario (Camila Morgado), uma comunista alemã naturalizada brasileira, esposa de Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler). Na época da ditadura Vargas (de 1930 a 1945), ela foi presa e enviada à Alemanha tomada pelo nazismo, onde morreu em um campo de concentração.

    * Livro/Autor: Fernando Morais
Em O Código Da Vinci, o pesquisador Robert Langdon (Tom Hanks) viaja para Paris a fim de promover o lançamento de seu novo livro. Especialista em simbolismo, ele é convocado pela polícia local quando o curador do Museu do Louvre é assassinado. E as pistas para a resolução do crime parecem estar escondidas em obras de Leonardo Da Vinci. Com a ajuda da criptógrafa francesa Sophie Neveu (Audrey Tautou), descobre que o curador estava envolvido em uma misteriosa sociedade secreta. Os dois percorrem a Europa em busca da solução para esse caso.

    * Livro/Autor: Dan Brown
Em O Iluminado, o mestre Stanley Kubrick enveredou pelos caminhos do horror e fez uma das melhores adaptações cinematográficas de King neste filme que tem um clima de tensão permanente. Escritor desempregado (Jack Nicholson) vai trabalhar como caseiro em um hotel isolado que fica fechado durante o inverno. O homem leva junto a mulher (Shelley Duval) e o filho Danny (Danny Lloyd), um garoto sensitivo. Aos poucos, começa a enlouquecer, transformando-se em perigo para a família neste hotel assombrado. Através de movimentos de câmera alucinantes, o diretor cria um clima de terror permanente.

    * Autor/Livro: Stephen King 
Em Foi Apenas Um Sonho, April (Kate Winslet) e Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio) são um casal jovem que vive no subúrbio de Connecticut com seus dois filhos na década de 1950. A máscara da auto-segurança esconde a enorme frustração que sentem por não serem completos em seu relacionamento ou na carreira. Determinados a conhecerem a si mesmos, eles decidem se mudar para a França. Mas o relacionamento começa a corroer em um ciclo infinito de brigas, ciúmes e recriminações, e a viagem e seus sonhos correm grandes riscos de acabar.

    * Autor/Livro: Richard Yates
 
Em O Silêncio dos Inocentes, Clarice Starling (Jodie Foster), agente novata do FBI, procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico deste psicopata, recorre à ajuda de um assassino preso que agia de forma semelhante. É o dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal. Lecter, de fato, pode ajudar na investigação, mas quer em troca um local mais confortável para ficar preso. E quer também se aproximar da durona Clarice, para que ela fale de seus traumas e revele seu lado vulnerável. A história mescla o horror dos crimes bárbaros com o horror psicológico que Lecter faz emergir.

    * Autor/LIvro: Thomas Harrys
Em À Espera de Um Milagre, numa prisão, Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe da ala dos condenados que esperam a cadeira elétrica quando chega um novo prisioneiro, John Coffey (interpretado pelo gigante Michael Duncan). Apesar de seus crimes bárbaros, Coffey se revela doce e gentil, muito diferente do que os outros imaginavam. Paul e sua equipe percebem que algo novo e especial passa a acontecer: Coffey parece ter o dom de curar seus companheiros de cela. Surge a dúvida entre os guardas: seria ele realmente capaz de cometer os crimes bárbaros pelos quais foi condenado?

    * Autor/Livro: Stephen King
Em O Amor nos Tempos do Cólera, Florentino Ariza (Javier Bardem), poeta e telegrafista, encontra o grande amor da sua vida ao ver Fermina Daza (Giovanna Mezzogiono) na janela da casa do pai dela. Escrevendo cartas apaixonadas, aos poucos, Florentino conquista o coração de sua amada, mas o pai da moça fica furioso quando descobre o romance e jura afastá-los para sempre. Fermina, então, é obrigada a casar com o sofisticado aristocrata dr. Juvenal Urbino (Benjamin Bratt). Ele a leva embora para Paris por vários anos e, quando voltam a morar em Cartagena, ela ainda pensa em seu primeiro amor. Florentino também não a esqueceu. Tornou-se um rico proprietário de barcos, com muitas amantes, mas seu coração ainda bate por Fermina.

    * Autor/Livro: Gabriel Garcia Marquez
Em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, no mundo da Terra-Média, Frodo Bolseiro (Elijah Wood), um hobbit (uma espécie de criatura mítica, de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas avermelhadas), descobre que o anel mágico que ganhou de seu tio pode ser usado por um mago do mal para escravizar as pessoas de sua terra. Com a ajuda de magos, anões, elfos e outras criaturas que se unem a ele e formam a Sociedade do Anel, Frodo terá de enfrentar uma longa jornada para jogar o anel na Montanha da Perdição. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel é o primeiro filme de uma trilogia baseada na série de livros escrita por J.R.R. Tolkien e é considerado um dos mais importantes do século 20.

    * Autor/Livro: J. R. Tolkien
 
Harry Potter e a Pedra Filosofal foram o ponto de partida da história do bruxinho para os cinemas. Harry Potter (Daniel Radcliffe) tem dez anos e mora com os tios, que não gostam muito dele. Um dia, um gigante aparece e o convida a viver em outro mundo, mágico e cheio de fantasia, onde ele poderá estudar numa escola de magia e feitiçaria. A partir de então, Harry vive as mais diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson). Antes de Chris Columbus, vários cineastas de renome manifestaram interesse para assinar a direção do filme, como Steven Spielberg, Rob Reiner, Terry Gilliam e Jonathan Demme. E os produtores só definiram Daniel Radcliffe para o papel de Harry Potter, depois de entrevistar mais de 60 mil crianças.

    * Autor/Livro: J. K. Rowling



Nenhum comentário:

Postar um comentário