OS FILMES QUE REVOLUCIONARAM OS EFEITOS ESPECIAIS
Pode-se dizer que os filmes abaixo foram os essenciais para a história dos efeitos especiais no cinema e que permitiram Cameron vislumbrar e criar o fenômeno Avatar:
A Viagem à Lua (1902)
O Primeiro efeito especial do cinema que se tem registro aconteceu no filme A Execução de Mary, A Rainha da Escócia de 1893, com a cena da decapitação da rainha, onde na hora em que a cabeça seria corta, simplesmente pararam a filmagem, e substituíram a atriz por um boneco, mas foi o genial George Mélies que mostrou como o cinema pode ser utilizado para criar coisas inimagináveis, como inflar uma cabeça humana como se fosse um balão ou levar o homem à Lua em seu filme mais conhecido, que também foi a primeira ficção científica do cinema, algumas de suas principais inovações foi o uso de pinturas de fundo, perspectiva forçada, fusão de imagens e o uso de uma primitiva filmagem quadro a quadro, vovó do Stop-Motion. Todos os seus filmes podem ser vistos no YouTube, imperdivel para qualquer cinéfilo.
Metrópolis (1927)
Depois de duas décadas onde os efeitos especiais existentes no início do século foram aprimorados, o filme alemão Metrópolis, surge com um grande avanço, o processo Schüfftan que empregava espelhos para inserir atores em cenários em miniatura, a gigantesca metrópole criada em miniatura com ricos detalhes também pode ser considerada uma verdadeira revolução influenciando filmes como King Kong, e o processo Schüfftan também foi utilizado em vários clássicos principalmente dos anos 30, como Tempos Modernos, E o Vento Levou... e o Mágico de Oz.
O Preocesso Schüfftan
Como disse acima, Mélies já utilizava o Stop-Motion, mas foi Willis O'Brien quem transformou a técnica em algo revolucionário, avô do cinema catástrofe, ele já tinha feito um grande trabalho em 1925 com O Mundo Perdido, onde apresentou os dinossauros aos cinéfilos do mundo todo, mas foi com o Gorila de 12 metros, que na verdade tinha 45 centímetros que ele conseguiu apavorar e apaixonar milhões de pessoas ao juntar várias técnicas de efeitos como animação, maquetes e bonecos de uma maneira única, uma prova do grande trabalho realizado aqui está no DVD duplo lançado em 2005 (junto ao lançamento da nova versão de Peter Jackson), alguns do maiores especialistas do ramo na atualidade, não conseguem decifrar como ele consegui realizar certas sequências.
O esqueleto original de King Kong.
Diferente de King Kong e Metrópolis que possuem efeitos que impressionam até hoje, Os efeitos de O Ladrão de Bagdá hoje soam risíveis, mas foi o primeiro a utilizar aquele que estará presente em praticamente todos os filmes até os dias atuais, o Blue Screen ou Chroma Key, veio para substituir o efeito Schüffter ao filmar os atores em um fundo azul ou verde que depois poderia ser substituído por qualquer outro cenário, se tornou muito popular por baratear o custo de produção, porque tudo poderia ser filmado em estúdio, sem que toda a equipe precisasse viajar para uma locação. Hoje o efeito é praticamente imperceptível, quando você ver um filme ou série de TV se passando em qualquer cidade do mundo, pense duas vezes antes de acreditar que os atores realmente viajaram.
Star Wars (1977)
Antes de Star Wars, é muito provável que somente King Kong tenha provocado tanto alvoroço no quesito efeitos especiais, da mesma forma que o filme do Gorila, George Lucas colocou no filme todos os efeitos existente e ainda criou novos, foi o primeiro filme a utilizar computadores, ainda que de forma arcaica, para compor algumas das sequências, e ainda trouxe inovações práticas para aumentar o realismo como filmar as explosões das naves, como a Estrela da Morte posicionando a câmera em baixo dos modelos, assim os destroços pareciam voar em direção a tela, aumentando a emoção e simulando melhor a falta de gravidade.
Tron (1980)
Star Wars foi pioneiro no uso de computadores, mas Tron, foi o primeiro a utilizar a computação gráfica para criar modelos e cenários, o filme da Disney foi um grande passo, e inspirou Cameron a desenvolver seus primeiros trabalhos com computação gráfica em o Segredo do Abismo e Exterminador do Futuro 2.
Jurassic Park (1993)
Por muito pouco os dinossauros de Jurassic Park não foram feitos em Stop-Motion, alguns testes com essa animação chegaram a ser feitos, até Spielberg ser convencido de que a computação gráfica tinha evoluído o suficiente para criar monstros realistas, foi então que pela primeira vez, a junção de robôs animatrônicos com computação gráfica se tornou praticamente imperceptível, é só comparar o exterminador de metal liquido feito por Cameron no ano anterior com qualquer dinossauro do filme e você verá o assustador avanço que o filme trouxe.
Matrix (1999)
O Bullet-Time empregado aqui, trouxe inúmeras possibilidades e influenciaram todos os filmes de ação desse início do século XXI.
Trilogia Senhor dos Anéis (2001-2003)
Trouxe pelo menos duas grandes evoluções, o desenvolvimento do software que permite criar batalhas com milhares de soldados de maneira orgânica, onde cada soldado virtual tem inteligência artificial individual para agir como bem entender durante as cenas e o Performance-Capture técnica que deu vida ao personagem Gollum/Smeagol.
Performance-Capture.
O último grande passo dado pelo cinema foi Avatar, que repetiu o mesmo entusiasmo visto em King Kong e Star Wars, seguindo o mesmo passo dos predecessores, utilizou tudo que existia de mais moderno no campo de efeitos especiais e ainda trouxe suas próprias inovações, as modificações que Cameron efetuou nas câmeras, permitiu que Avatar fosse o primeiro filme 100% 3D sem que isso, levasse os espectadores a ter convulsões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário